
Nuno Mata
(Biografia)
Nascido em Sintra (freguesia de S. Martinho) em 20 de Março de 1970, após o nascimento veio residir para Coja, localidade dos seus familiares, onde frequentou os 1º Ciclo (antiga Instrução Primária) e o 2º Ciclo do Ensino Básico, na altura Telescola. Inicia o 3º Ciclo na Escola Secundária de Arganil – 7º e 8º Anos de Escolaridade - que concluiria em Coimbra (Escola Secundária Quinta das Flores), onde também fez o Ensino Secundário (Escola Secundária Infanta D. Maria). Diploma-se em Administração Autárquica no Centro de Estudos e Formação Autárquica e licencia-se em Geografia, Ramo de Formação Educacional, na Universidade de Coimbra. É professor de Geografia do Ensino Básico e Secundário, desde 2004 assumiu funções enquanto Presidente da Direcção da Associação Filarmónica Progresso Pátria Nova de Coja (tendo exercido, anteriormente, o cargo de Vice-Presidente da Assembleia Geral, no período de 1997 a 2004) e membro da Assembleia Municipal de Arganil, desde 2001. Neste órgão foi nomeado para a Comissão Municipal que apreciou e permitiu a instalação de Parques Eólicos no concelho e, ainda, para a Comissão Municipal de Trânsito. Foi membro da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens do Concelho de Arganil – Modalidade Alargada, eleito pela Assembleia Municipal de Arganil.
Em 2007 foi eleito o representante das Filarmónicas, Tunas e Ranchos Folclóricos ao Conselho Consultivo Municipal (de Arganil).
Em 2008 foi eleito 1º Vogal do Conselho Fiscal da Federação Portuguesa de Bowling, para o quadriénio 2008-2012.
Como docente, foi Presidente das Assembleias Constituintes de Escolas de Lagares da Beira (1999-2000), de Coja (2000-2001) e Vice-Presidente do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas de Coja (2001-2007). Exerceu a sua actividade docente na Escola EB 23 Professor Mendes Ferrão (Coja), Escola Secundária de Oliveira do Hospital, Escola EB 2,3 nº2 de Albufeira e Escola Básica Integrada de Lagares da Beira. Presentemente, encontra-se em exercício de funções em Creixomil (Guimarães), na Escola EB 2,3 D. Afonso Henriques.
Por iniciativa do pároco cojense, Dr. António Dinis, e no âmbito de um programa de Verão de ocupação de tempos livres para jovens, inicia as suas pesquisas históricas que publicou em A Comarca de Arganil, sob o título de "Coja vista à Lupa" e que culminariam na publicação de um livro, "Coja – À descoberta de uma vila" (1993), o primeiro de outros que tem publicado regularmente, destacando-se também os artigos "Vila Cova de Alva vista à Lupa", "Pelourinhos da Beira Serra" que resultaram posteriormente em livro.
Para além de livros da sua autoria, assinou outros em parceira, em texto e ilustração. Igualmente, tem ilustrado diversas publicações nas áreas do Ensino/Pedagogia, História, Arte, Monografias, Música, Poesia e Literatura. Dedica-se às artes plásticas (desenho e aguarela), participando em inúmeras exposições individuais e colectivas no país e no estrangeiro, onde se incluem trabalhos em salões nacionais de caricatura e humor. Tem, pontualmente, dado formação a alunos dos ensinos básico e secundário na área artística. É sócio da Sociedade Portuguesa de Autores.
O seu nome liga-se, também, a intervenções em colóquios e palestras (individual ou colectivamente), cooperações em catálogos de eventos, revistas culturais e científicas (como foi o caso da extinta revista universitária Perfil Geográfico, onde desempenhou funções no Conselho Editorial, em 2001), artigos no Jornal de Arganil, em A Comarca de Arganil (onde se iniciou como articulista, em 1992), Revista Arganilia (pertencendo, também, ao Conselho Cultural e Direcção desta) e, desde 2000, a um projecto Internet com o objectivo de divulgar a vila de Coja (www.aprincesadoalva.com), onde é responsável pelo cartoon mensal "O Banquinho da Praça", a crónica mensal "Uma Vez por Mês", entre outras atribuições.
Numa breve incursão pela 7ª Arte, participou no filme "Aquele querido mês de Agosto" (2007), personificando o médico Vasco Silva, um filme realizado por Miguel Gomes, película que viria a ser apresentada na edição 2008 do Festival de Cinema de Cannes e que se apresentou em diversas salas de cinema de Portugal, no circuito comercial.
BIBLIOGRAFIA e COLABORAÇÕES DO AUTOR
- Coja, à descoberta de uma vila, Edição do Agrupamento de Escuteiros de Coja (1993) - autoria
- Fernando Pessoa em Território Arganilense, de João Alves das Neves (1993) – Ilustração
- A Princesa da Travessa, Edição do Agrupamento de Escuteiros de Coja (1994) - autoria
- O Encontrinho 94, Semana Carico-Cultural (catálogo) (1994) – ilustrações
- VIII Salão Nacional de Caricaturas (1994) - ilustrações
- Ruas de Coja, Traçado e Toponímia, Edição Rodrigo Nunes (1995) - autoria
- Em nome de Abril, vários autores (1995) – Ilustração
- IX Salão Nacional de Caricaturas (1995) – referência de participação
- Piódão, Subsídios Históricos, Edição da Junta de Freguesia do Piódão (1996) - autoria
- O Bezerrito Historiador (1996) – coordenação e ilustrações
- De Aluno a Professor, de Maria Helena Damião (1997) - ilustrações
- Pré, Inter e Pós Acção, de Maria Helena Damião (1997) - ilustrações
- Pelourinhos da Beira Serra, Edição do Rancho Infantil e Juvenil de Coja (2000) - autoria
- Descalço sobre a geada, de António Tavares de Carvalho (2001) – ilustração da capa
- Fernando Pessoa na Beira Serra, de João Alves das Neves (2003) – Ilustração
- Vila Cova de Alva Vista à Lupa, Edição de Autor (2003) - autoria
- Viagem ao Planeta dos Lambazes (2004) – coordenação e ilustrações
- Coja Fotografada, co-autoria com Manuel Soares, Edição dos Autores (2004) - textos
- Lendas e Histórias Populares do Piódão, de Paulo Ramalho (2004) - ilustrações
- Costumes e Tradições do Carnaval da Vila de Coja, Edição Os Castiços (2004) – co-coordenação e co-autoria com João Luís Marques Gonçalves e ilustração da capa
- A Fabulosa Peregrinação, de João Alves das Neves (2004), Edição brasileira - ilustrações
- Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Coja, Subsídios para a sua História, Edição da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Coja (2005) – autoria
- Uma vez por mês, Edição NGMN (2005) – autoria
- A Comarca de Arganil, 100 anos da História de um jornal, vários autores (2005) – ilustração
- Casa da Comarca de Arganil, Setenta e Cinco Anos ao Serviço do Regionalismo Arganilense, vários autores (2005) – ilustração
- Revista Arganilia, vários números (Coja, Arganil, Oliveira do Hospital, etc) - artigos e Ilustrações
- Coja, Memórias da nossa gente, de Fonseca e Sousa (2000) - ilustrações
- Alberto Martins de Carvalho, o Homem, o Autor, a Biblioteca, Edição Os Castiços (2006) - autoria
- Oásis, de Maria da Glória Calinas (2006) – capa e ilustrações
- Alpharrabio, 12 anos, uma história em curso (2007) – Edição brasileira com referência a exposição realizada em Santo André (S. Paulo – Brasil), em 1994
- A Irmandade das Almas da Freguezia de S. Miguel da Villa de Coja, Edição da Liga Regional Cojense (2007) – autoria
- Vila Cova de Alva Vista à Lupa, Edição da Freguesia de Vila Cova de Alva (2008) – autoria – 2ª Edição
- Memória da Freguesia de Coja na 1ª Página de A Comarca de Arganil, Edição NGMN (2008) – autoria
- Dicionário de Autores da Beira Serra, de João Alves das Neves, artigo e verbete bio-bibliográfico (2008)
- Arganilia, Revista Cultural da Beira Serra, vários números, ilustrações e artigos
- Rancho Infantil e Juvenil de Coja, prospectos dos Festivais de Folclore, vários anos – artigos
- A Comarca de Arganil (desde 1992), ilustrações, artigos e colaborações jornalisticas várias
- Jornal de Arganil, ilustrações, artigos e colaborações jornalísticas várias